quinta-feira, 12 de junho de 2008

versículos reptilianos

(¯`·._) VERSÍCULOS REPTILIANOS (¯`·._)

- Capítulo Dois


.:.
A Serpente Ocre .:.



ora, agora a segunda tatuagem já foi diferente e os significados dividem-se. em primeiro lugar, a imagem, uma serpente em círculo que morde o próprio rabo era o símbolo de uma série do Michael-X-Files-Crichton chamada "Millenium", com o personagem Frank Black, detective visionário das desgraças da nossa espécie. Gostei do símbolo e da série desde o início! mas depois esta serpente, a que eu apelido de "Pale Gold Snake" é facilmente associável aos inevitáveis The Doors. as referências a répteis nas letras e poesias do Morrison são mais que muitas. no entanto, para além destas associações eu dou-lhe mais significados, símbolo da eterna continuidade do tempo e da sua cíclicidade. hoje estamos em baixo, mas amanhã podemos estar em cima, e vice-versa. é também para mim um reminder, para não me esquecer da volta que a minha vida deu e as suas razões, do poder que me deu, mas acima de tudo do poder que me tirou... às vezes sinto necessidade, qual "Memento" de escrever na carne o que o espírito não lembra... já teria um livro escrito na pele se assim fosse... é certo que tudo tem os seus altos e baixos, mas eu voltava sempre... até ao dia em que pensei não voltar, a serpente abriu a boca e o ciclo quebrou-se, acabando o seu poder... agora, tatuada, agarra-se ao que resta, ao pouco que não se perdeu, tentando reconstruír-se e lembrando-me do que verdadeiramente importa e tem valor... terá ela o poder de outrora, conseguirá ela reconstruír-se em vez de se consumir de uma vez? as roldanas do tempo ainda rodam, mesmo que com dificuldade, o tempo que o senso comum diz que tudo muda & cura, mas que na verdade nada faz sem a nossa acção... nesta serpente nasci, nesta serpente morri, nesta serpente espero, um dia, renascer!...

segundo consta, este símbolo ainda tem um outro significado. pelos vistos há uma seita inglesa que adoptou o símbolo com o significado de Mayhem, isto é, auto-flagelação... até já passei por aí num período negro da minha adolescência, da qual às vezes penso que ainda não saí, mas já não é por aí que esta serpente tem significado para mim...

também não é por eu ser, segundo o horóscopo chinês, de signo serpente... essa é por assim dizer uma feliz coincidência, sendo a anterior uma infeliz!... mas ainda há mais outra coincidência engraçada, o meu nome em hieroglífico começa com uma horned víper (Lat. Vípera Cerastes, Cerastes Cerastes, Cerastes Cornutus ou simplesmente Cerastis), venenosa comum nos desertos e que faz um som sibilante terrível F-F-F-F com as suas escamas sempre que se sente ameaçada, e que é associada a uma vida eternamente jovem, mas também associada ao mal. A divindade Apophis (Apep) era considerada, inimiga da ordem, espalhando o caos. Mas há no entanto uma outra divindade Renenutet, uma cobra, associada à fertilidade dos campos... víper, serpent, cobra... venha o diabo e escolha... ou melhor, lembrei-me agora também, venha a tentação e escolha, pois seríamos todos puros e castos se não fosse a malfadada serpente a tentar Eva a comer a maçã da árvore da sabedoria... ignorantemente puros e castos!... portanto, por muitas voltas que lhe dê, por muita vontade que eu tenha de dar um significado positivo à diabólica serpente, ela tem um curriculum e um cadastro que tornam difícil a sua aceitação...

porventura é isso que eu tento fazer agora com a minha vida, tenho de a aceitar e aguentar com os seus erros, com os meus erros... haverá redenção possível? haverá o bem para compensar o mal e atingir o equilíbrio teorizado pelo Kaballah? terá a serpente algum lado positivo ou será ela intrinsecamente negativa e não tem como fugir à sua natureza? e todas as perspectivas que se tem da sua natureza são necessariamente negativas? será mesmo essa a sua natureza, qual é a sua natureza, o que é isso de "natureza"? sabem porque se capturam serpentes? porque o seu veneno tanto é usado como antídoto às suas picadas como noutros medicamentos... será esta a resposta? na serpente encontrar-se-à o bem e o mal, o veneno e o antídoto, a doença e a cura, o principio e o fim... por isso ela se morde e se fecha, por isso a sua cíclicidade... por isso, se calhar, sou como sou e no seu covil me sinto tão bem...

... resta-me agora encontrar o seu bem e compensar o seu mal... já foi demais para uma serpente só... aguardo a sua natureza, aguardo ser alguém melhor... aguardo que isto tudo não seja uma (des)ilusão provocada pelo veneno e que não esteja mais que no último estertor antes do sistema nervoso central colapsar de vez sob o seu efeito e de as funções vitais cessarem por hemorragia interna ou simplesmente por parar de... respirar!...

Etiquetas: , , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial